sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Os Primeiros Americanos (1)

"De quem foi a voz que primeiro soou nesta terra? Foi a voz do povo vermelho, que só tinha arcos e flechas..."







"Fizeram-nos muitas promessas, mais do que me posso lembrar. Mas eles nunca as cumpriram, excepto uma: prometeram tomar a nossa terra e tomaram-na.".








"O homem branco só contou as suas melhores acções, só as piores dos índios".









"As pessoas não vendem a terra em que vivem."









"Este território é meu, cresci aqui. Os meus antepassados viveram e morreram nele - e quero permanecer nele."











"Nasci na pradaria, onde o vento sopra livre e não existe nada que interrompa a luz do sol..."











"Não quero deixar nunca este território. Todos os meus parentes jazem neste solo e, quando eu me desfizer, quero desfazer-me aqui." 








"Então, porque é que nos pedem para deixar os rios, o sol e o vento, para irmos morar em casas?"








"Nasci onde não havia cercas, onde tudo respirava livremente..."








"Fizeram a tristeza chegar aos nossos acampamentos e nós investimos como os búfalos quando as suas fêmeas são atacadas".

(Fotos de Curtis, obtidas entre 1904 e 1910)

(Citações do livro "Enterrem meu Coração na Curva do Rio", de Dee Alexander Brown - Centro do Livro Brasileiro - Edições Melhoramentos - Brasil - 1973)

Sem comentários: