terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Dois Poemas de Fernando Pessoa ----> (1) O Mostrengo (2) Mar Português



Nestes dois poemas, Fernando Pessoa evoca a espantosa aventura marítima portuguesa dos séculos XV e XVI, assim como o notável soberano que em grande parte a idealizou e preparou: D. João II (relembre aqui e aqui).

No primeiro poema avultam os terrores que o oceano desconhecido inspirava aos marinheiros lusitanos (o medonho Mostrengo) e que eles conseguiram valorosamente superar; no segundo, os lutos dolorosos que a nação teve que padecer para realizar o seu sonho...  



1 - O MOSTRENGO

O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse:
Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?

E o homem do leme disse, tremendo:
El-Rei D. João Segundo!

De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou, imundo e grosso.

Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?

E o homem do leme tremeu, e disse:
El-Rei D. João Segundo!

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:

Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!


 Oiça este poema
dito por João Villaret:

..........




2 - MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado,
quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos,
quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena?

Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.


Oiça este poema
dito pelo actor brasileiro Sílvio Matos...

...e escute-o, aqui, em cinco idiomas
(português, espanhol, inglês, italiano e francês):

Saiba mais sobre Fernando Pessoa: aqui

Sem comentários: